sábado, novembro 25, 2006

Órgãos reprodutores sexuais

-Quais são os órgãos genitais masculinos externos?

O que se vê exteriormente é o pénis e o escroto. A extremidade do pénis chama-se glande. A glande está coberta por uma pele elástica, o prepúcio. O pénis tem um pequeno orifício, o meato urinário, através do qual sai a urina e também o esperma. O escroto é a bolsa de pele rugosa que contém os dois testículos.

-Quais são os órgãos genitais masculinos internos?

Os testículos: glândulas que fabricam espermatozóides ou células reprodutoras masculinas; os testículos são também produtores de hormonas sexuais.
Os epididimos: local onde os espermatozóides amadurecem.
Os canais deferentes: canais através dos quais os espermatozóides se deslocam até às vesículas seminais.
As vesículas seminais: local onde se acumulam os espermatozóides e se misturam com o líquido seminal que lhes serve de veículo e de alimento.
A próstata: glândula que produz o líquido prostático de características semelhantes ao anterior.O conjunto formado pelo líquido seminal e prostático e pelos espermatozóides constitui o sémen ou esperma, líquido branco e espesso que sai no momento da ejaculação através da uretra.
A uretra: canal que atravessa a parte esponjosa do pénis por onde passa a urina e o esperma. O seu funcionamento é regulado por um pequeno músculo – a próstata – que impede a saída dos dois líquidos ao mesmo tempo.
-Quais são os órgãos genitais femininos externos?

Se utilizarmos um espelho vemos a vulva, que é um conjunto dos vários órgãos. Na vulva podemos distinguir os grandes lábios, duas grandes pregas de pele com pelos que cobrem os restantes órgãos. Por dentro estão os pequenos lábios, que se unem por cima do clitóris, um pequeno órgão saliente extremamente sensível e que é a fonte de maior prazer sexual da mulher. Mais abaixo encontra-se o orifício da entrada vagina.Entre esta e o clitóris há o meato urinário, por onde sai a urina.

-Quais são os órgãos sexuais femininos internos ?

Os ovários: glândulas que produzem os óvulos, as células reprodutoras femininas; os ovários são também produtores de hormonas sexuais.
As trompas de Falópio: dois canais compridos e estreitos que captam os óvulos quando saem do ovário e os conduzem ao útero.
O útero ou matriz: órgão internamente revestido por uma mucosa onde em caso de gravidez, o óvulo fecundado (ovo) se aloja e desenvolve. Todos os meses esta mucosa se modifica, preparando-se para uma possível gravidez.
A vagina: canal flexível situado entre o útero e o exterior.